PRIO TOP LEVEL vence prémio “Gestão Eficiente de Recursos” dos Green Project Awards

–   O Ambiente saiu o grande vencedor da 10ª edição do GPA com o projeto PRIO TOP LEVEL.

 – “Casas em Movimento” da autoria do arquitecto Manuel Vieira Lopes  e que conta com a parceria da PRIO também ganhou dois prémios: na categoria Cidades e Mobilidades Sustentáveis e o ANI/GPA – Born From Knowledge

O projeto “PRIO TOP LEVEL” criado em parceria entre a PRIO e a HARDLEVEL venceu o prémio da categoria “Gestão Eficiente de Recursos” dos Green Project Awards. A PRIO TOP LEVEL é uma joint venture criada em 2016 que consiste na recolha de óleos alimentares usados (OAU) para a produção de biodiesel, fechando assim o ciclo de vida dos óleos alimentares usados.

Até 2020, a PRIO TOP LEVEL conta investir 3 milhões de euros na instalação de 805 oleões de norte a sul do país, tornando-se assim o principal coletor de OAU no mercado português. Pretende ainda realizar ações de sensibilização junto da população portuguesa para que se promova, em grande escala, o correto encaminhamento do OAU.

O prémio atribuído ao projeto PRIO TOP LEVEL é um reconhecimento de uma iniciativa que demonstra o foco da PRIO na área da sustentabilidade ser já um case study a nível Europeu.

Para fechar o ciclo de vida dos óleos alimentares, a PRIO pretende com a recolha dos óleos alimentares usados, transformá-los em biodiesel, na sua fábrica em Aveiro. A PRIO está atualmente entre os três maiores produtores europeus de biodiesel e tem tido dificuldades em recolher óleo alimentar usado em Portugal, sendo obrigada muitas vezes a importar este resíduo.

 “Vencer os Green Projects Awards logo no primeiro ano do projeto é muito positivo e dá-nos alento para continuar empenhados na sensibilização dos portugueses para não deitar os óleos alimentares usados para os esgotos. Nós queremos dizer às pessoas que o óleo depois de usado ainda pode ser reutilizado em forma de biocomustivel e com isso estamos a contribuir para um planeta mais verde”, referiu Nuno Correia, Administrador da PRIO Biocombustíveis.

Recorde-se que em 2017 foram divulgadas estimativas referindo que mais de 40% dos óleos alimentares usados consumidos em Portugal vão parar aos esgotos. Para se perceber o impacto ambiental deste tipo de comportamento refira-se que 1 litro de óleo alimentar usado polui cerca de 1.000.000 Lts de água e por isso, é fundamental todos os agentes em Portugal comecem a mudar os seus hábitos para tornar o País mais sustentável.

Os Green Project Awards vão na sua 10ª edição, sendo uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e da Quercus ANCN, que reconhece as “boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável”. 

Durante a edição deste ano, um outro projeto que conta com a parceria da PRIO, o “Casas em Movimento” da autoria  de Manuel Vieira Lopes ganhou os prémios na categoria Cidades e Mobilidades Sustentáveis e o ANI/GPA – Born From Knowledge.  O sistema patenteado em 77 países, permite ao utilizador controlar a sua própria casa, e não o contrário, para além de “produzir cinco vezes mais energia do que a que consome.

Para mais informações, contactar:

  • WISDOM CONSULTING

 João Reis

joao.reis@wisdom.com.pt

918 655 229


Raquel Cordeiro

raquel.cordeiro@wisdom.com.pt

916 610 702