Pólo Norte – o Degelo Final

Pólo Norte – o Degelo Final  é um projeto de Pedro Rego que surgiu pela preocupação crescente do autor com as alterações climáticas e com os diversos fenómenos que delas advêm.

Desde 2013, as temperaturas têm aumentado imenso no Ártico, contribuindo para uma alteração ao equilíbrio do seu ecossistema. O gelo é cada vez menos e mais fino, havendo uma diminuição considerável de ano para ano. As paredes glaciares derretem e retraem, fruto das temperaturas elevadas e em determinados glaciares essa retração cifra-se já em mais de 10kms.

Estas condições têm vindo a ameaçar cada vez mais a sobrevivência do Urso Polar, que depende do gelo para subsistir.

Tudo isto aliado a um sonho pessoal, levou Pedro Rego a rumar ao Ártico e a desenvolver este projeto que, por poucas palavras, se trata de um testemunho, com vista a alertar o público para a problemática das alterações climáticas e suas consequências.

Com este trabalho documental em fotografia e em vídeo, o autor pretende mostrar o que viu e sentiu, bem como testemunhos de pessoas que vivem no Ártico. Não é um trabalho de âmbito científico, mas sim um trabalho de âmbito sentimental que, de forma direta, coloca o foco no que estamos prestes a perder naquela zona do Globo, e nos perigos que surgirão fruto do aquecimento global e das alterações climáticas.

O livro Pólo norte – O Degelo Final insere-se num projeto alargado, que irá contar com 6 publicações, todas elas direcionadas para lugares e animais que estejam ameaçados pelas consequências das alterações climáticas.

Eduarda Mota