Parque Ambiental do Buçaquinho

O Parque Ambiental do Buçaquinho integrou o lote de finalistas da 9ª edição do Green Project Awards, na categoria de Cidades Sustentáveis de onde saiu vencedor em 2017. Premiado como parque de referência ao nível da sustentabilidade, dispondo de inúmeros recursos naturais, quer ao nível da fauna, quer ao nível da flora, dispõe de um conjunto de equipamentos que permite a realização de atividades de educação ambiental, de birdwatching, lazer ao ar livre, como a caminhada e o cicloturismo. O Parque Ambiental do Buçaquinho contempla um CEA-Centro de Educação Ambiental, uma sala de exposições e uma cafetaria, para além de ser composto, entre outros, por seis lagoas, uma torre e dois postos de observação, um parque infantil e um jardim de plantas aromáticas.

Com uma área total de 24 ha, o Parque Ambiental do Buçaquinho resulta da revitalização da antiga ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) Esmoriz/Cortegaça, bem como da reconversão e requalificação de toda a paisagem envolvente e da potenciação da biodiversidade existente. Esta ETAR funcionou entre 1993 e 2005 e tinha como função o tratamento das águas residuais de origem doméstica e/ou industrial do norte do concelho de Ovar, através do método de decantação, que implicava diferentes etapas de tratamento, cada uma correspondente a uma das seis lagoas existentes. Esta ETAR foi desativada em abril de 2005, após a adesão da Camara Municipal de Ovar à SIMRia – Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, com a consequente ligação à ETAR de Espinho.

O Parque Ambiental do Buçaquinho, para além de representar um melhor ambiente e qualidade de vida para os seus visitantes, constitui também um pólo de atração, no âmbito do ecoturismo e da educação e interpretação ambiental.

Situado a norte do concelho de Ovar, o Parque Ambiental do Buçaquinho integra a rede de património natural do concelho, em estreita articulação com a Barrinha de Esmoriz e outros espaços naturais, tais como, o Perímetro Florestal das Dunas, a Ria de Aveiro, ou o Parque Urbano de Ovar, bem como a Rede de Mobilidade Ciclável e Pedonal do concelho de Ovar, sendo servido pela Ecopista do Atlântico, que com cerca de 10 quilómetros de extensão liga a praia de Esmoriz ao Furadouro, junto à Estrada Florestal. No Parque pode solicitar gratuitamente uma bicicleta (BIA) e aventurar-se pela Natureza. Os mais pequenos não foram esquecidos e têm à disposição mini-BIAs ou Karts.

No CEA do Parque Ambiental do Buçaquinho é disponibilizado um Programa de Educação Ambiental dedicado à biodiversidade, aos recursos naturais, às energias renováveis e à ecologia. As atividades educativas desenvolvem-se em articulação com as orientações curriculares para o ensino e aprendizagem das ciências no pré-escolar e no ensino básico, complementando diversos conteúdos das disciplinas de estudo do meio, das ciências da natureza e das ciências naturais.

Estão disponíveis atividades para escolas públicas e privadas do pré escolar e do 1.º ciclo do ensino básico para o projeto “Cientistas em Ação” ou para o projeto “Sem Limites” dedicado a crianças e adultos com necessidades educativas especiais.

Qualquer grupo interessado pode solicitar uma visita técnica guiada pelo percurso (do Buçaquinho e da Barrinha), onde pode observar a flora, espécies invasoras, fauna de vertebrados e invertebrados ou aves e mamíferos.

Durante a época balnear usufrua ainda gratuitamente das experiencias do laboratório vivo do programa “OVAR é MAR” nas praias galardoadas com a Bandeira Azul.

O Centro de Educação Ambiental oferece ainda um programa para as férias da Páscoa e Verão com atividades ambientais ou para a festa de aniversário, proporcionando momentos únicos e inesquecíveis, no âmbito das ciências experimentais, do movimento e da expressão.

Para mais informações, consultar (Programa de Educação Ambiental 2017 | 2018)