LIPOR GERAÇÃO+, uma iniciativa de sustentabilidade!

Motivados pela necessidade de criar uma estratégia integrada de Educação e Intervenção Ambiental que perdurasse no tempo, em outubro de 2013 a Lipor apresentou o projeto Geração+, que iniciou o seu desenvolvimento em 2014 e que constitui desde essa data a estratégia de educação e intervenção ambiental da Lipor, na relação com a comunidade. Este projeto constitui uma oferta educativa que promove o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, capazes de alimentar o crescimento e a consolidação de processos ambientalmente responsáveis. Esta iniciativa assenta particularmente na otimização dos processos institucionais ao nível da gestão ambiental, em particular na área dos resíduos, da água, da energia e na gestão sustentável dos espaços verdes ou ajardinados. O apoio técnico e especializado da Lipor é capitalizado de forma preventiva para a obtenção de comportamentos ambientais mais equilibrados e que traduzem em ganhos diretos para as instituições. À data, estão inscritas na iniciativa 173 instituições de carácter educativo, associativo ou social, envolvendo perto de 60000 beneficiários diretos. Desde a implementação do Geração+, foram desenvolvidas 3752 ações de intervenção direta nas instituições, em que participaram 84997 cidadãos. Sendo a Certificação uma das etapas desta iniciativa, até à data foram Certificadas 67 instituições, fruto do seu desempenho ambientalmente sustentável.

Tendo por base da sua intervenção a otimização dos processos ambientais da instituição, o Geração+ atua no desenvolvimento de práticas promotoras de uma gestão de resíduos equilibrada e que vá de encontro à hierarquia de gestão de resíduos, abordando posteriormente a temática da compostagem, agricultura biológica, da água, da energia, do consumo sustentável, da mobilidade e da gestão de espaços verdes. Em cada uma das áreas de intervenção, são realizadas ações concretas no terreno.

Esta iniciativa permite ganhos económicos concretos para as instituições intervencionadas, uma vez que por via das otimizações desenvolvidas alocam menos recursos à gestão de resíduos, reduzem as suas faturas energéticas e de água e garantem uma gestão otimizada dos espaços institucionais. No caso da Lipor, os ganhos derivam do aumento de resíduos recicláveis encaminhados para valorização e redução da fração indiferenciada de resíduos encaminhados para valorização energética.

O envolvimento da comunidade é motivado pela criação da perceção do valor que cada um dos processos intervencionados tem na dinâmica diária dos cidadãos. A mudança diária nas práticas adotadas, traduz-se em ganhos imediatos no dia ou no mês seguinte e este facto, permite aos cidadãos perceber o reflexo direto do seu comportamento, motivando-o para a melhoria contínua do mesmo. Este tipo de abordagem permite uma replicação imediata das práticas e dos resultados.

Nas 67 instituições Certificadas até à data é evidente a evolução obtida em matéria de comportamento ambiental da comunidade envolvida (relação entre a auditoria inicial e a auditoria de Certificação), A Certificação só é possível se os resultados forem evidentemente positivos e esses resultados são influenciados diretamente pela comunidade institucional, desde o mais jovem ao mais adulto. Esta capacidade mobilizadora desta iniciativa é motivada por um objetivo comum, a Certificação.

Consideramos que constituem características inovadoras do projeto a Transversalidade de atuação, a introdução do trabalho por objetivos específicos para cada instituição e que resultam de uma fase de diagnóstico, a ausência prazos fixos de início e término do projeto, que se refletem no carácter contínuo da intervenção, sendo que após a Certificação existe a fase de Gestão da Certificação, que conduz à renovação da mesma, criando um círculo permanente de manutenção de boas práticas. A estratégia adotada pelo Geração+, permite a sua replicabilidade em qualquer realidade ou área de intervenção, a uma escala Nacional ou Internacional, que em qualquer momento tem a capacidade de absorver novas práticas ou metodologias que acrescentem eficiência ao processo adotado. O segredo do sucesso está no nível de acompanhamento institucional que é necessário, constituindo-se assim a disponibilidade técnica de recursos humanos a principal limitação para a replicação integral da iniciativa.

No que respeita a resultados, olhando para os últimos dados de análise obtidos em 2017, numa comparação estabelecida entre os resultados obtidos na fase de diagnóstico e de Certificação das instituições, verifica-se um crescimento médio de 27% na taxa de reciclagem multimaterial, uma diminuição de 56% na produção de resíduos indiferenciados, uma redução em 85% na contaminação dos Ecopontos, um aumento médio do comportamento ambiental global das instituições em 61% e 67 instituições Certificadas.