Lago dos Pássaros

Inspirado por trabalhos de vários fotógrafos nacionais e internacionais, quis dar mais um passo na procura de obter fotografias de excelência. Para a prossecução desse objetivo, e com a ajuda de vários familiares e amigos, construí um abrigo fixo.


O abrigo permite a presença de três fotógrafos e foi idealizado para fotografar os pássaros a fazer quase tudo no seu dia-a-dia, desde comer, beber e tomar banho, como que estejam no seu habitat. A localização do abrigo teve em conta a possibilidade de observar as várias espécies que rondam o espaço, desde escrevedeira-de-garganta-preta, passando pelas trepadeiras, toutinegras, chapins, pica-paus e gaviões, entre outros.


Além da papa mágica composta por sete ingredientes, dos amendoins, avelãs, sementes de girassol, milho e alpista, também foi plantada uma tramazeira, que servem como alimentação, sendo a mesma colocada todos os dias em vários pontos do Lago.
O Lago dos Pássaros é discreto, como se camuflado no meio de um verde, e é tão recatado que todos os pássaros se comportam naturalmente, aproveitando a água do lago expressamente criado para esse fim, apenas para eles.

A envolvência na natureza, uma exigência para os comportamentos naturais de qualquer ser, facilita a forma como as várias espécies se adequam ao espaço. Escondido no abrigo, o fotógrafo ou o mero observador, consegue desta forma, apreciar como cada espécie se comporta.

A possibilidade de fotografar sem ser visto, permite captar imagens de uma beleza única, aproveitando os diversos fundos disponíveis, bem como, os poleiros que estrategicamente estão colocados.
Os momentos de quietude e reflexão que proporciona, o encontro entre a pessoa e a natureza, o disfrute das pequenas coisas, a relevância dos pormenores da vida, fazem com que aqui… as horas pareçam minutos!

Fica o nome de um espaço, que nasceu em 2014, e está disponível para os amantes da natureza, situado no concelho de Vila Real, destino da biodiversidade, o LAGO DOS PÁSSAROS!

Nuno Silva


https://www.facebook.com/lagodospassaros

https://www.facebook.com/apaixaopelafotografia/