Campónio

Quem somos:

Campónio: a nossa empresa caracteriza-se por ser um marketplace de experiências em várias explorações agrícolas de Norte a Sul de Portugal. O nosso portfólio é único a nível nacional, estamos a falar de experiências cuja variedade vai desde, os cogumelos shiitake, morangos suspensos, framboesas, aromáticas biológicas, bagas de goji, caracóis, entre muitas outras. Em todas estas exploração são realizadas experiências de colheita, apanha, workshops práticos, degustações e almoço, onde o principal interveniente é o agricultor. Esta é a nossa inovação, agregamos uma série de produtores autênticos nas diversas áreas da agricultura, fazendo com que o turista escolha, reserve e vivencie de forma autêntica a verdadeira ruralidade Nacional.

Valor mercado

Campónio: queremos que o turista conheça os verdadeiros agricultores, os mais autênticos, os métodos produtivos, as técnicas, o produto desde a sua produção, colheita até à sua confeção, as verdadeiras tradições do campo. O nosso projeto apresenta o verdadeiro Portugal rural através de experiências únicas!

Posicionamento no mercado e principal target

Campónio: a nível nacional somos atualmente a única plataforma agregadora de explorações agrícolas cujas experiências se desenvolvem em todas as áreas da agricultura. Temos como target expandir as nossas produções agrícolas por todo o país e incluir mais diversidade nas mesmas, proporcionando cada vez mais, momentos únicos aos turistas nacionais e internacionais. Acabamos por trabalhar para um viajante de experiências, ou seja, atualmente constatamos que o turista não quer apenas realizar uma simples viagem e visitar locais e monumentos de referência, também quer vivenciar e viver como um local. O nosso cliente é uma pessoa curiosa pela gastronomia e pelos produtos típicos de cada região, querendo saber a sua origem, como produzir e confecioná-lo. No que respeita ao mercado B2B, os operadores turísticos e os hotéis, padecem de uma “dor” que queremos solucionar, que é a falta de oferta de programas inovadores para os seus clientes.

Sustentabilidade

Campónio: somos rigorosos na seleção dos produtores, nomeadamente na vertente ambiental. Os nossos parâmetros de seleção passam pela prioridade em cultivos biológicos onde não exista a adição de pesticidas nem herbicidas; aplicação de técnicas de cultivo que ajudem a reduzir o consumo de energia e água, reaproveitamento de excessos de produção, reutilização e reciclagem de resíduos e preferência na aquisição de produtos com rotulo ecológico. Os nossos clientes são informados pelo respeito que irão adotar pelas práticas ambientais inerentes ao local e as nossas experiências são desenvolvidas para que, todos possam participar na campanha de apanha de excedentes agrícolas e reaproveitá-las, através da entrega a associações ou instituições de solidariedade.

Além do definido em matéria de trabalho com associações e instituições locais, para receberem o excedente das culturas, que os próprios clientes colhem e apanham, queremos estabelecer parcerias com restauração local e serviços de alojamento local individual ou coletivo, pousadas, casas de repouso, entre outros. Este tipo de parcerias será uma mais valia na medida que, além da valorização dos produtos locais, também existirá a valorização dos serviços e comércio local, dinamizando ainda mais as áreas onde estão localizadas as explorações agrícolas. Queremos dar visibilidade não só ao produtor e aos produtos, mas também a toda comunidade a que ele pertence.

Resultados obtidos

Campónio: iniciamos as nossas experiências no início do ano de 2017 e com 3 meses decorridos conseguimos obter cerca de 200 clientes e realizamos cerca de 20 parceiras com agências e empresas nacionais e internacionais para a dinamização ao nível do turismo estrangeiro. Próprio do arranque do projeto, tivemos um investimento inicial de cerca de 10.000 euros para a construção do website, imagem, peças gráficas, vídeos promocionais e despesas de deslocação. Para um investimento inicial controlado, e com o sucesso tremendo do projeto, iremos crescer ainda mais e certamente que irá ser um negócio sustentável para todas as partes, Campónio – Produtor – Comunidade – Cliente.

Fundador da Startup

  • Estevão Rodrigues Anacleto, 38 anos, nascido em Paris, vive em Lisboa.
  • Licenciado em Engenharia do Ambiente
  • 10 anos Experiência como Consultor de Ambiente (Portugal e Angola)
  • 3 anos Experiência na Gestão de Alojamento Local (Lisboa e Nazaré)
  • Fundador do Empresa: GroHo Hidroponia Urbana – Agricultura sem solo
  • Fundador da Empresa Farmer Experience (Campónio – Experiências com verdadeiros produtores)

Contacto

www.camponio.com

Email : geral@camponio.com

https://www.facebook.com/RealFarmExperience/

https://www.youtube.com/watch?v=FXCpIRlJ_5E&t=4s