Almeirão ou Chicória-brava – Etnobotânica

Certamente muitos de vós já devem reparado nas hastes com bonitas flores azuis em muitas bermas de estrada … é o almeirão ou chicória-brava.

Nas bermas das estradas não as devemos colher, mas ela é muito abundante noutros locais!

As folhas são de formato lanceolado ou denteado e têm um aspeto viçoso quando o solo é fértil. Apesar do seu sabor amargo é uma erva interessante pelo facto de ter um valor nutricional superior à alface, ser muito abundante, fácil de colher e à medida que se vão cortando as folhas, cresce nova folhagem, o que confere à planta uma produtividade ímpar.

Eu consumo sobretudo as folhas, mas outras partes comestíveis são as raízes e as flores. Quando muito jovens podemos usá-las em saladas, mas é como substituto dos grelos, digamos assim, que uso esta planta durante todo o Inverno!

Para retirar o seu sabor amargo têm de ser cozidas, bem escorridas, escaldadas e novamente bem escorridas. A partir daqui uso em arroz ou simplesmente salteado em azeite e alho, por exemplo.

Com o arroz de almeirões podemos por sua vez preparar uns deliciosos uns pastéis. Começa-se por misturar os almeirões salteadas a arroz cozido com goma, um arroz carolino. Utilizo arroz semi-integral biológico. Depois moldam-se os pastéis. Para os panar passamo-los primeiro por farinha de arroz, depois ovo batido, e por fim em pão ralado ou também poderia ser em farinha de bolota. E agora é só fritar.

A partir de uma erva aparentemente desprezível conseguimos assim uma receita com algum requinte e saborosa.

Pastéis de arroz de almeirões

Ingredientes:

Arroz de almeirões

1 ovo

farinha de arroz q.b.,

pão ralado q.b.

óleo para fritura.

 

Aceda também ao vídeo da série Natureza Comestível: https://www.youtube.com/watch?v=OPlJZ4mVHVE

http://www.quercustv.pt/tematicas/natureza-comestivel/348-episodio-10-o-almeirao

 

http://flora-on.pt/

As imagens e os conteúdos deste portal são disponibilizados sob a Licença
Creative Commons Atribuição—NãoComercial 4.0 Internacional.

Alexandra Azevedo