Beldroega – Etnobotânica

A época Primavera/Verão não é das mais abundante em ervas silvestres comestíveis, mas vale a pena prestar atenção a umas espécies que só existem nesta altura. A beldroega, os quenopódios e os bredos.

A beldroega é uma das minhas ervas preferidas. O seu nome científico é Portulaca oleracea subsp. oleracea, e pertence á família das Portulacaceas. É uma planta rasteira de caules carnudos e avermelhados e de folhas igualmente carnudas, características que facilmente a identificam.

Tem elevado teor de ómegas 3,6, e 9. Possui ainda mucilagens, sais minerais: como o cálcio, fósforo, ferro, magnésio; e vitaminas A, B1, B2, B5, e C.

De sabor levemente acidulado, as suculentas folhas podem usar-se em saladas, revoltos, caldos e sopas. Os caules podem conservar-se em vinagre, ou seja, na forma de pickles.

É de evitar o consumo de folhas ou caules avermelhados devido ao ácido oxálico que pode precipitar com o cálcio do organismo e aumentar o risco de formação de cálculos de oxalato de cálcio.

Vai uma sopa de Beldroegas?

Inspirada na receita da Sopa de beldroegas com queijinhos e ovos do livro da Cozinha Tradicional Portuguesa de Maria de Lourdes Modesto, criei esta sopa deliciosa, a que chamei de Sopa de Beldroegas à minha moda!

INGREDIENTES: 2,5L de água, 1 ou 2 cebolas, 500g de batata, 1 molho de beldroegas, 2 queijinhos frescos, 3 ovos, pimenta branca, uma folha de louro, 3 dentes de alho, azeite e sal.

MODO DE PREPARAÇÃO:

Aquecer primeiro o azeite com pimenta branca moída na hora e uma folha de louro e depois refogar levemente a cebola e o alho. Adicionar 2,5 litros de água, meio

Kg de batata cortada em cubinhos, ferver cerca de 15 minutos. Depois juntar as beldroegas e deixar cozer uns 5 minutos no máximo. Apagar o lume e temperar de sal, juntar 3 ovos, o calor da sopa é suficiente para os escalfar (podemos mexer para desfazer um pouco os ovos), e 2 queijinhos frescos cortados em cubinhos.

Opção: Podemos prescindir da batata e nesse caso ficará um caldo que será servido sobre uma fatia de bom pão.

Aceda também ao vídeo da série Natureza Comestível:

https://www.youtube.com/watch?v=Nhv0BLg_J24,

http://www.quercustv.pt/tematicas/natureza-comestivel/335-episodio-1-a-beldroega-identificar-e-cozinha-com-a-beldroega

Alexandra Azevedo